O que é

Barato de Ler é a primeira locadora de livros/cafeteria de S. J. do Rio Preto e tem como finalidade a aproximação de pessoas que gostam de literatura e também de um papo a respeito do que acontece em cultura.







O Pasquim

Editora Desiderata
346 páginas

No dia 26 de junho de 1969, saía o primeiro número do jornal O Pasquim, com quase toda a capa dedicada ao colunista social Ibrahim Sued. No primeiro número Millor Fernandes escrevia: "se este jornal for independente, não dura três meses. Se durar três meses, não é independente". Errou feio o grande Millor. O Pasquim foi independente e durou muito mais do que três meses.
O Pasquim talvez tenha sido o jornal onde participou o maio time de jornalsitas (eles não sabiam que eram jornalistas) da história da imprensa brasileira. Com humor e muita informação, fizeram escola. Inventaram uma maneira de fazer entrevista e criaram muita coisa que se usa até hoje.
O Pasquim - Antologia - 1º Volume, é o que há de melhor para se ler. Os jovens precisam ler esta seleção que foi feita do melhor daquele jornal entre 1969 e 1971. É bom demais. Para os mais velhos, é fundamental reler as entrevistas daquela época em que se fazia jornalismo sério.
A entrevista com Madame Satã é hilária, principalmente quando ele diz que nunca matou ninguém. Ele fazia o furo, quem matava era Deus. Mas tem muito mais. Tem Leila Diniz, Vinícius de Morais, Chico Buarque de Holanda, Di Cavalanti. É muita gente boa.
Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário