O que é

Barato de Ler é a primeira locadora de livros/cafeteria de S. J. do Rio Preto e tem como finalidade a aproximação de pessoas que gostam de literatura e também de um papo a respeito do que acontece em cultura.







"Quando o senhor, também conhecido como deus, se apercebeu de que a adão e eva, perfeitos em tudo o que apresentavam à vista, não lhes saía uma palavra da boca nem imitavam ao menos um simples som primário que fosse, teve de ficar irritado consigo mesmo, uma vez que não havia ninguém no jardim do éden a quem pudesse responsabilizar pela gravíssima falta..."
Só mesmo José Saramago para iniciar um romance nestes termos. Este é o início do seu livro Caim, uma fantástica história tendo como pano de fundo a vida de Caim depois de ter assassinado seu irmão Abel.
Saramago, com uma liberdade literária que só os grandes podem ter, vai narrando sua história com uma enorme dose de humor e ao mesmo tempo questionando os fatos biblicos e o gênio de Deus que vive nervoso, ameaçando e punindo os seus filhos.
Uma passagem interessante é quando Isaac questiona o pai, Abraão, sobre a bondade Deus que pediu a ele para mater seu único filho. Isaac pergunta se Deus deixaria os eu filho ser morto e Abraão afirma que só o futuro dirá, numa referência bem humorada da morte de Jesus na cruz.
Este é um livro imperdível apra quem gosta do estilo de Saramago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário