O que é

Barato de Ler é a primeira locadora de livros/cafeteria de S. J. do Rio Preto e tem como finalidade a aproximação de pessoas que gostam de literatura e também de um papo a respeito do que acontece em cultura.







Corações Sujos

A leitura de Corações Sujos, de Fernando Morais, da editora Companhia das Letras, é imprescindível. É inacreditável a história dos japoneses que vieram para a região de Marília pouca antes da Segunda Guerra Mundial.
Com um texto impecável, Fernando Morais narra a saga deste povo que enfrentou a ira daqueles que não acreditavam na derrota do Japão. Os que aceitavam a derrota eram ameaçados de morte. Muitos morreram pelas mãos dos seus patrícios.
Cidades da região se transforam em verdadeiros campos de batalha com o enfrentamento destes imigrantes com brasileiros que não aceitavam a postura dos fanáticos, que chegaram imprimir dólares como se fossem impressos pelo Governo Japonês, numa demonstração de que a guerra havia sido vencida pelos orientais. Revistas e jornais eram falsificados, mudando as notícias. Para estes japoneses, o Japão de Hiroito era invencível.
É uma grata e maravilhosa leitura.

Um comentário:

  1. Excelente a menção ao livro, mas, você não acha que o nobre jornalista deixa intrínseco o principal?? Os "detalhes"?? "Detalhes" só são bons ao som do Roberto, vou aumentar o volume!!

    “…Uma pesquisa do Gallup feita em dezembro de 1944 revelou que 13% dos estadunidenses eram a favor da eliminação do povo japonês por meio do genocídio…”

    História da discriminação brasileira contra os japoneses sai do limbo

    Tema esquecido pela historiografia brasileira, discriminação social e institucional contra japoneses foi defendida por grandes nomes do pensamento nacional, como o sociólogo Oliveira Vianna

    http://integras.blogspot.com/2008/04/histria-da-discriminao-brasileira.html

    Racismo no Brasil?

    http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=901

    Da xenofobia pintada de amarelo ao ‘quase silêncio’ dos intelectuais

    http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2008/ju399pag3.html

    Nova história - Pesquisadores da Usp, Unicamp e Fapesp revisam passado e tiram "Racismo Amarelo" do limbo especial.

    http://www.usp.br/proin/download/imprensa/imprensa_fapesp_22_04_2009.pdf

    Os intelectuais diante do racismo antiniponico no Brasil: textos e silencios

    http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000222561

    Alan García pede perdão por perseguição a japoneses no Peru em 1941

    Lima, 14 jun (EFE) - O presidente do Peru, Alan García, pediu nesta terça-feira perdão em nome de sua nação ao Governo do Japão e aos peruano-japoneses pelas violações de direitos humanos registrados no país sul-americano durante a II Guerra Mundial.

    "Peço perdão pelo atentado do Peru contra os direitos humanos (de peruano-japoneses) em 1941. Nessa época perderam seus negócios e foram deportados em massa para campos de concentração nos Estados Unidos. Muitos deles não voltaram. É por isso que peço perdão", afirmou García.

    OBS: No Peru tem cerca de 100 mil descendentes de imigrantes japoneses?? No BraZil são quase 2 milhões...

    http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2011/06/14/alan-garcia-pede-perdao-por-perseguicao-a-japoneses-no-peru-em-1941.jhtm

    "É pena eu não ser burro, se eu fosse burro eu sofria menos."

    ResponderExcluir